Edifício Dr Lund

O Edifício residencial Dr Lund está situado em Lagoa Santa, Minas Gerais, à 40 km de Belo Horizonte. Se localiza na esquina entre uma avenida que é passagem no trajeto entre Belo Horizonte e a Serra do Cipó e uma rua que possui apenas transito local e é por onde se tem o seu acesso principal.
A Edificação, construída em concreto e alvenaria, foi concebida como objeto horizontal implantado de forma longitudinal ao terreno. Possui sete pavimentos e 95 metros de comprimento. Essa estratégia na implantação e a horizontalidade de sua forma tornam sua presença marcante na paisagem.
As vagas de estacionamento estão divididas entre o pavimento de subsolo e o primeiro pavimento. No primeiro pavimento também estão localizados a recepção, o salão de festas e uma academia de ginástica. Nos quatro pavimentos superiores estão localizadas as 30 unidades habitacionais típicas que possuem 3 quartos, sala cozinha e área de serviço. No último pavimento estão localizadas as 10 unidades de cobertura, que possui a planta muito similar às dos apartamentos típicos mas se beneficia do pavimento de cobertura, onde se tem uma nova sala e um espaço externo com vista para a lagoa da cidade. A variação volumétrica na fachada é alcançada pelo espelhamento das plantas dos apartamentos e pela mudança na posição das varandas das salas, que hora estão junto ao layout de estar e hora estão junto ao layout de jantar.
Uma grande particularidade do edifício são as extensas circulações horizontais através de passarelas que dão acesso aos apartamentos. Essas passarelas também variam de formato, o que permite distintas visadas entre os pavimentos e potencializa a entrada luz zenital desde o elemento em forma de “v” localizado na cobertura até o pavimento de subsolo.

Edifício Dr. Lund
Lagoa Santa, MG - Brasil

Arquitetos:
Humberto Hermeto
Carlos Maia
Débora Mendes
Igor Macedo
Colaboradores:
Mário Ruben Aguilar Neto
Bruna Costa
Construção: RETA Edificações
Área: 6852.0 m2
Ano do projeto: 2014
Fotografias: Priscila Amaral Santos