Casa SC

Esta casa implantada em meio a natureza está localizada na Serra do Cipó, a aproximadamente 100 km de Belo Horizonte. O terreno possui uma vegetação nativa de cerrado, característica da região e um leve declive, o que possibilita uma impressionante vista para as montanhas. A casa é inserida como um elemento horizontal, solto sobre terreno, e direcionado para a vista. Sua implantação se dá em dois níveis, sendo que no nível superior estão localizados praticamente todos os espaços privativos e no inferior estão localizados os espaços destinados aos usos de lazer.

O acesso principal se dá por um grande vazio, localizado em um nível intermediário. Por esse espaço pode-se acessar a casa por uma rampa e o lazer por uma escada de pedra que se desenvolve suavemente por entre um jardim. No nível superior estão localizados os três quartos e a sala contígua à varanda e são estes os ambientes que tem a melhor vista para as montanhas. Além disso, estão neste pavimento a cozinha e uma biblioteca para abrigar o acervo do morador. No nível inferior estão localizados um espaço gourmet com uma área de estar, um atelier, os vestiários, a sauna, os espaços de serviços e uma piscina em formato orgânico.

A casa foi concebida em uma estrutura mista de concreto e madeira. Os materiais são dispostos no volume como que em camadas. É clara a leitura das quatro camadas: A primeira é caracterizada pela pedra, que está presente nos fechamentos, muros e pisos dos espaços de lazer e se dá como uma continuidade natural do material presente na região. A segunda é o concreto aparente presente na laje entre os dois níveis, nos pilares e na rampa principal de acesso à casa. A alvenaria branca dos fechamentos do nível superior é a terceira camada e contrasta com as demais que possuem tonalidades escuras. A quarta camada é a madeira presente nas esquadrias e na estrutura da cobertura. Essa cobertura é caracterizada por uma grelha de madeira laminada colada, na forma de um telhado borboleta, que fica aparente em todos os ambientes do nível superior.

Casa SC

Arquitetos:
Humberto Hermeto
Carlos Maia
Débora Mendes
Igor Macedo
Área: 406.0 m2
Ano do projeto: 2018
Fotografias: Jomar Bragança